Enxertos de Gordura

O que é procedimento de enxerto de gordura?

Trata-se do uso de uma pequena quantidade de gordura do próprio(a) paciente para se utilizada como preenchedor.

Em que locais a gordura pode ser injetada?

A gordura pode ser injetada nos lábios, sulcos da face e nas mandíbulas para atenuar as marcas de expressão. Durante uma lipoescultura, a gordura que é retirada do abdômen e flancos pode ser utilizada para se aumentar os glúteos e melhorar ainda mais o contorno corporal. As mamas podem ser aumentadas desta forma, mas as mudanças são discretas e diferentes do resultado obtido com uma prótese de mama. É uma opção para quem não que grandes modificações. Na reconstrução de mama a gordura centrifugada também vem ganhando muito espaço, no refinamento de resultados e na melhoria de deformidades após as quadrantectomias.

Como esta gordura é retirada e processada?

Pequenos procedimentos na face podem ser realizados em consultório com anestesia local. Retira-se em média 40 ml de gordura, que é centrifugada e purificada. Após este processo temos 10 a 15 ml de gordura rica em células tronco, pronta para ser utilizada para aumentar os lábios e os sulcos nasogenianos. Durante uma lipoaspiração as quantidades de gordura retiradas são maiores e o(a)paciente está com anestesia peridural ou geral. Parte desta gordura ao invés de ser descartada pode ser utilizada para realizar uma lipoescultura.

A gordura não reabsorve?

A técnica mais moderna que centrifuga a gordura antes de reinjetá-la faz com que o enxerto reabsorva muito pouco, com resultados duradouros e estáveis a longo prazo. Novos procedimentos podem ser feitos caso seja necessário.

Quais são as vantagens dessa técnica?

As vantagens da técnica estão na ausência de rejeição e reações alérgicas, pois é um tecido do próprio(a) paciente e nas propriedades rejuvenescedoras das células tronco que são injetadas junto com a gordura.

Como é a recuperação?

No caso de preenchimentos nas face, após 7 dias o edema já se reduziu em 80 a 90%. Dependendo da fragilidade da pele do(a)paciente, podem ocorre equimoses (áreas arroxeadas) que também melhoram entre 7 a 10 dias. A associação da drenagem linfática otimiza a recuperação e o retorno as atividades rotineiras.

Política editorial

As informações contidas neste site são de caráter geral, educativo e de divulgação de conhecimento no campo da Medicina e Cirurgia Plástica, não tendo como objetivo substituir qualquer etapa do tratamento médico ou indicar qualquer tipo de cirurgia. Deve-se procurar um médico antes de utilizar qualquer medicamento ou realizar qualquer procedimento ou exame mencionado neste site, ou em qualquer outro na Internet.